Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

Destaque da Semana - DESATIVADO

Pode ser você aqui!
Basta preencher o formulário de inscrição para Avaliação da sua obra.
[link aqui]
P.S. - Só aceitaremos até 4 inscrições por mês, então corram para serem os primeiros!

33 Maneiras de tornar o seu personagem mais forte



Um dos debates mais populares no mundo literário, especialmente entre os escritores, é se personagens ou trama são o mais importante para o sucesso global de um romance. Afinal, a maioria dos escritores querem concentrar o seu tempo e energia em agarrar os leitores, para criar uma base de fãs entusiasmados por seus trabalhos. Portanto, eles precisam saber no que eles devem focar.

Acreditando que tanto personagens ou trama são mais importante para o sucesso de uma história poderia mudar significativamente a maneira com que um escritor olha e lida com o seu trabalho. Então, qual é: personagens ou enredo? Para mim, a resposta é simples.

Grandes personagens pavimentam o caminho para uma trama fantástica, enquanto os personagens pobres ficam em seu caminho para o sucesso.

Eu acredito que a criação de personagens fortes é uma maneira infalível para construir uma trama que vai surpreender e cativar os seus leitores. É por isso que estou compartilhando 33 maneiras de fazer seus personagens o melhor que podem ser.


1. Dê-lhes um objetivo. Um objetivo forte não somente dá aos personagens propósito, como ajuda você a traçar o seu enredo com facilidade.

2. Dê-lhes motivação. Algo está a incentivar o seu personagem a perseguir o seu objetivo. Pode ser uma emoção negativa como o medo, culpa, ou arrependimento; um traço negativo como o orgulho, vaidade, ou ganância; ou uma emoção positiva como amor, determinação, ou paixão.
Qualquer que seja o caso, dar ao seu personagem uma motivação fará as ações que tomarem para alcançar esse objetivo parecerem realísticas e relacionáveis.

3. Dê-lhes propósito. Considere o quanto o seu personagem acrescenta à história. Eles criam conflito ou passam por desenvolvimento emocional? Se não, o personagem não tem qualquer propósito e é dispensável na história.

4. Dê-lhes receios. Medo é uma emoção que todos os humanos sentem. Medo leva à insegurança, impaciência, e conflito, por esses motivos o medo é a emoção perfeita para incluir na sua história. 
Tanto prende o leitor como impulsiona o enredo para a frente.
Só não deixe o seu personagem se acovardar por muito tempo; garanta que ele também reaja.

5. Dê-lhes defeitos. Perfeição é chato. Imperfeição é humano. Escreve uma história humana dando ao seu personagem defeitos. Vá além do físico e dê ao seu personagem um traço ruim de personalidade, uma má posição na sociedade, ou uma circunstância desagradável para viver.

6. Dê-lhes história. Permita que o passado dos seus personagens molde quem eles são. Dê ao seu personagem uma história rica que vá afetar suas decisões presentes.

7. Dê-lhes uma história atual. Não afogue a sua trama na história de fundo. Dê ao seu personagem uma história atual, uma aventura ou uma jornada que o irá fazer crescer e moldá-lo.

8. Dê-lhes personalidade. Não permita que o seu personagem tenha uma personalidad maçante e plana. Faça o seu personagem complexo ao dar-lhes traços contraditórios, e evite clichê a todo o custo!

9. Dê-lhes interesses. Um personagem que não gosta de nada, simplesmente não é interessante. Dê ao seu personagem paixão, mesmo que seja uma que o leitor possa odiar. Fervor gera interesse, não importa o assunto.

10. Dê-lhes uma peculiaridade. Todos nós temos hábitos estranhos. E estranho é tão interissante quanto paixão. Dê ao seu personagem uma peculiaridade para o ajudar a se destacar dos outros.

11. Dê-lhes um nome. Mais especificamente, dê ao seu personagem um nome com propósito.
Apresente um período de tempo que prenuncie as suas ações ou sugira os seus interesses. Dê ao nome do seu personagem um papel na história.

12. Dê-lhes desejo. Desejos são motivadores poderosos. Alguns desejos podem guiar o seu personagem a atingir os seus objetivos, enquanto outros podem fazer o oposto.

13. Dê-lhes amor. Como o seu personagem pode amar o seu personagem se o seu personagem não ama ninguém?
O seu personagem não precisa ser todo sorrisos e abraços, mas eles precisam amar pelo menos uma pessoa se você quer que os seus leitores gostem dele.



14. Faça-os complexos. Os melhores personagens são aqueles cujas ações sempre surpreenderão os leitores. Crie um personagem com personalidade e motivação complexas e em seguida revele cada camada, uma por uma.

15. Faça-os únicos. Não permita que o seu personagem se torne mais uma pessoa comum. Faça-os destacar dos outros ao lhes dar um objetivo único, motivação, ou peculiaridade.

16. Faça-os inteligentes. Personagens estúpidos não são emocionantes. Tão simples quanto isso.
Você precisa de um persnagem que pode resistir ao vilão da história, aquele cuja inteligência e intuição provou ser uma força poderosa.

17. Faça-os relacionáveis. Se o seu personagem é uma pedra fria, os leitores nunca serão capazes de se relacionar com ele. 
Dê ao personagem pelo menos um traço de personalidade, circunstância, ou motivação que os leitores possam relacionar pessoalmente.

18. Faça-os falhar. Se o seu personagem se suceder em tudo, não terá muito enredo. O seu personagem precisa ter alguns contratempos para o desencorajar ou sobrecarregar, e às vezes até para fracassar por completo. 
Será o seu fracasso que fará a vitória mais doce.

19. Faça-os sofrer. Leitores precisam de ver como o seu personagem é no seu pior, para que eles possam amá-lo no seu melhor. Isso significa que você precisa ser um autor cruel e fazer o seu personagem sofrer.
Nem sempre é fácil (ainda que às vezes possa ser divertido), mas é necessário fazer o seu personagem passar pelo inferno para que possa se tornar mais forte.

20. Faça-os suar. O sucesso do seu personagem não deve ser entregue a ele de mãos beijadas. 
A fim de fazer a jornada do seu personagem valer a pena, você precisa fazer com que eles trabalhem por isso. Noite e dia. Sangue, lágrimas e suor. Eles precisam lutar para poderem ganhar.


21. Encontre o gênero deles. Na maioria dos casos, o sexo do seu personagem importa menos do que você imagina. Só porque você teve em mente um protagonista masculino não significa que eles seria a melhor escolha para o seu romance, ou vice-versa. Aproveite o tempo para considerar tudo o que seu personagem vai passar. Que género iria ser realisticamente capaz de contar essa história melhor?

22. Encontre a perspetiva deles. Todo mundo tem uma perspectiva diferente sobre a vida. A educação, religião, moral, crenças e influências sociais do seu personagem irão moldar como eles vêem o mundo. Aproveite o tempo para aperfeiçoar cada elemento para que os leitores possam estar totalmente envoltos na perspectiva de seu personagem.

23. Encontre o tipo deles. O seu personagem é introvertido ou extrovertido? Tímido ou sociável? Aventureiro ou comodista? Pense em todos os papeis que o seu personagem pode interpretar. Quem ele realmente é? Será que ele mostra seu verdadeiro eu para o mundo ou coloca uma máscara num ambiente público?

24. Encontre a linguagem deles. Pessoas falam de modo diferente dependendo em como e onde foram criados. O seu personagem fala com algum tipo de acento ou dialeto? Além disso, considere ou não usar gírias, jargões da moda, ou gramática correta.

25. Encontre a atitude deles. A atitude de seu personagem está profundamente ligada à sua perspectiva. A maneira como ele foram criados e no que ele agora acredita irá ditar suas atitudes.
Ele é pessimista, otimista, ou realista? Considere se ele trata os outros com respeito e compaixão ou se com egoísmo, ou o ódio corre por suas veias?

26. Encontre o lugar feliz deles. Todos nós temos um lugar ao qual vamos para nos sentirmos melhor e mais relaxados, onde podemos realmente ser ele nós mesmos. Descobre esse lugar para o seu personagem, e então leve-o lá. 
Os leitores precisavam ver quem ele é na sua forma mais pura.

27. Encontre o apoio deles. O seu personagem irá passar por algumas situações difíceis. Ele precisará de pessoas ao seu lado para o amar, encorajar, e guiar. Descubra quem essas pessoas são e então traga-os em cena.

28. Encontre o instinto deles. Todos nós temos instintos profundos e reações instintivas. Descubra quais os instintos do seu personagem, mesmo que ele não os siga. 
Relacionar o instinto do seu personagem com a narrativa da história pode ajudar a revelar mais sobre ele, bem como ajuda a criar tensão e suspense, e a pressagiar eventos futuros.

29. Encontre a ruína deles. Todos nós temos um ponto de ruptura. Seus leitores precisam ver qual é esse ponto para entender melhor o que eles estão lendo.
É esta desgraça que fará com que o personagem sofra e esse sofrimento irá revelar quem ele realmente é.

30. Encontre o refúgio deles. Seu personagem vai precisar de um refúgio seguro de vez em quando, alguém ou algum lugar que vai fazer com que se sintam seguros e protegidos. 
Encontre essa pessoa ou lugar para o seu personagem para que eles possam receber o alívio de que necessitam para recarregar para o clímax de sua história.

31. Encontre a redenção deles. O seu personagem irá errar. Ele será forçado a tomar decisões que irão prejudicar outras pessoas. Às vezes até o farão propositalmente. É o seu trabalho lhe dar a redenção que necessita para o tornar um personagem simpático.
Como ele irá ser humilhado? Como ele irá corrigir os seus erros?

32. Encontre a glória deles. O seu personagem cresceu e se desenvolveu ao longa da sua jornada. Com toda a probabilidade, ele se tornou uma pessoa melhor.
Dê ao seu personagem um vislumbre do quão longe ele veio, e permita que ele se delicie com isso.

33. Encontre a história deles. No final do dia, os seus personagens não podem ser resumidos em 32 declarações individuais. Ler suas notas não irá trazê-los à vida. O que você precisa saber, a fim de fazê-los brilhar, é a sua história.
Quem eram eles no começo? O que aconteceu com eles? Que erros que eles cometeram e que obstáculos eles enfrentaram? O que eles fizeram quando chegaram a seu ponto de ruptura? Que compreensões eles tiveram, e como eles foram motivados a continuar?
Com o que a sua luta se parece? Como eles a superaram? E quem agora eles são por causa disso tudo?

[Original: http://www.shesnovel.com/blog/write-stronger-characters/]