Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

Destaque da Semana - DESATIVADO

Pode ser você aqui!
Basta preencher o formulário de inscrição para Avaliação da sua obra.
[link aqui]
P.S. - Só aceitaremos até 4 inscrições por mês, então corram para serem os primeiros!

Avaliação #1 - Boss


Título: Boss
Autora:
Isabella Isa
Tipo:
Fanfic
Gênero:
Romance
Sinopse:
"Ele não sai da minha cabeça!"
"Ela não sai da minha cabeça!"
Melissa Stuart é uma menina de 24 anos, formada em jornalismo, que vai para uma entrevista de emprego... Será que seu chefe virará seu futuro namorado?

Cara Isabella, estamos muito felizes com sua participação em nosso blog Oficina de Fics, em especial por ser a dona de nossa primeira avaliação 💗. Primeiramente, gostaria de dizer que as avaliações refletem unicamente a visão do avaliador, levando em consideração: a escrita, a interpretação, a construção da história e tudo o que puder analisar através do texto enviado. Se em algum momento sentir que fui rude, peço desculpas antecipadamente, não é intencional.

Dito isto, passemos para a tão esperada avaliação: 😋

Sobre a capa: gostei, achei bem fofa, colocar os personagens principais na capa é sempre uma boa estratégia para uma fanfic. A cor da letra não ficou boa, sequer dá para ler sem forçar a vista, recomendo que retire as duas imagens centrais para deixar o título mais visível.

Sinopse: achei curta e objetiva, passa uma ideia super-rápida sobre o que se trata a história, mas atrai pouco a atenção. O texto termina com uma pergunta para incitar a curiosidade do leitor, mas por se tratar de um romance a resposta é previsível e acabou perdendo seu efeito. A sinopse é o cartão de visitas de uma história, que poderá ou não instigar o leitor a conferir o seu texto e por isso precisa ser bem elaborada.

Público alvo: considerei a história bem enquadrada na classificação indicativa (+14) e o conteúdo dentro do permitido para a idade. Parabéns! ✌

Agora vamos a história:
O enredo deixa um pouco a desejar no quesito pontuação, o que acaba deixando a leitura um pouco ruim. Senti falta de pontuação em algumas frases, espaços entre os hifens e as descrições pós-diálogo, e uma melhor pontuação dos diálogos propriamente ditos.

As conversas entre os personagens foram escritas com hífen ao invés do travessão e, ao contrário do que muitos pensam, isso é errado. É importante lembrar sempre que hífen e travessão têm funcionalidades totalmente diferentes e que somente o travessão indica diálogo. Caso não saiba colocar o travessão no Word, recomendo: procurar no Google, copiar e colar no arquivo da história para usar sempre que precisar. 😋 🍀

Quanto a gramática e a ortografia, elas também precisam de supervisão. Reparei que algumas poucas palavras não foram acentuadas e outras não foram escritas corretamente, mas apesar de serem poucos os erros, ainda é preciso ficar atento à forma de escrever para tornar a leitura mais agradável.

Outra coisa que precisa de um pouquinho mais de atenção são os verbos introdutores. Usar os mesmos verbos introdutores (ele disse, ela disse, minha mãe disse) deixa a história monótona e a leitura um pouco irritadiça. Procure empregar outros tipos de verbos, eles ajudarão a valorizar o seu texto.

A construção dos parágrafos foi a parte que mais me incomodou durante a leitura da fanfic. As descrições são curtas demais, quando poderiam proferir mais sentimentos e pensamentos da protagonista, e isso atrapalhou na estruturação dos personagens e dos acontecimentos.

Também notei que o enredo se desenvolve rápido demais, gerando eventos ilógicos e bastante irreais para uma menina que acabou de ser admitida em um emprego. Tenha mais cuidado com isso, a pressa é inimiga da perfeição até mesmo durante a criação das histórias e deixar os acontecimentos "explodirem" na cara do leitor de repente, faz a história perder a graça muito rápido.

Com relação a história como um todo, senti certa estranheza ao ler, infelizmente não consegui me envolver com os personagens, não consegui “criar laços” com eles e por isso não pude torcer por seu amor. Aconselho-a a dar mais atenção a sua escrita, a se dedicar mais aos capítulos para corrigir os errinhos e deixar o texto mais atraente, e destinar um tempo especial para tentar melhorar as descrições.

Nenhum escritor é perfeito e é por isso que precisamos estar sempre estudando, porque a prática e o estudo levam o escritor a perfeição. Tenha a leitura como sua aliada também, pois isso a encherá de conhecimento e naturalmente a fará escrever de forma mais elaborada.
Encerro a avaliação por aqui e espero que aceite estas palavras como uma forma de melhorar. Nunca perca sua fé como escritora e obrigada por participar deste projeto.

Com amor, Jane Viesseli 😘